Pretérito Imperfeito

Os melhores livros que eu já li foram aqueles em que os personagens eram mais humanos do que eu poderia imaginar. Não eram os vilões nem os mocinhos caricatos das novelas. Eles eram tão humanos e tão cheios de nossas contradições que eu sinceramente não conseguia me decidir para quem eu torcia.

Não é o tipo de história que vocês acharão aqui no meu blog. Aqui eu conto só o lado que eu conheço: o meu. Às vezes, uma uma mea culpa.

Então como agora meu coração está vazio, vazio e o máximo de confusão que eu me meti foi uma paixão platônica e um beijo vez ou outra, resolvi encher o "ouvido" de vocês com o meu pretérito imperfeito.

Quando eu conheci o meu terceiro namorado, eu estava numa época muito louca da minha vida. Era uma adolescente tardia. Eu era livre, e como pessoa livre, eu fazia o que eu queria, quando eu queria, com quem eu queria. E quando nós começamos a namorar, ele foi enfático em me dizer que nada agradava a ele a vida que eu levava antes.

Mas eu ainda estava disposta a ser livre. E ele me deixava livre. Livre para fazer o que ele quisesse. Aos poucos, eu não tinha mais nenhum amigo homem. E ao invés de eu tentar provar que ele devia era me aceitar do jeito que eu era [que era, no final das contas, o jeito que ele tinha me conhecido], eu comecei a tentar me encaixar no modelo de mulher perfeita que ele queria que eu fosse.

Era um jogo perdido. Não importa o quanto eu me adequasse, mudasse, eu não era suficiente. E um belo dia, acabou. E eu sofri horrores, fiquei quebrada uns tempos. Me apaixonar só depois de um ano e meio que terminamos e sentimento igual ao que eu tive por ele, ainda não tive igual. E que bom que não tive.

E agora fiquei sabendo que ele casou, vai ter filho e me pergunto: será que ele impõe essas mesmas coisas para essa menina? Ou ele entendeu que não dá para procurar a pessoa perfeita?

O narrador dessa história fica mudo. E é o tipo de coisa que eu provavelmente nunca vou saber. Guardo as minha lições e fico na expectativa que ele tenha aprendido as dele. E que seja feliz. De verdade. =)

Um comentário:

donluidi disse...

Assim somos, seres humanos, com virtudes e defeitos, vivendo a vida, um dia por vez. A liberdade é uma das melhores coisas que uma pessoa pode ter.