Subesti[mar]


A correnteza está forte. Mas eu, sinceramente, achei que havia entendido como funciona e estava usando a sua força para sair desse mar revolto.

Mas nos últimos metros da margem, depois de já ter ultrapassado a arrebentação, olhos brilhando pela alegria da chegada, eu me levantei rápido demais e ignorei a onda que certamente viria... como eu não soube que viria?

Sim, o mar é imprevisível. E meu erro foi achar que o conhecia.

Um comentário:

Teixeira disse...

A resposta para o seu (susto?) está no penúltimo texto que escreveu.
Ninguém entende o mar por dentro. Mergulhar é uma tentativa de aprofundar-se, mas mergulhar é sempre não saber.
E a gente tem de lembrar que a força dessas metáforas é sempre maior que os elementos reais que aos quais elas correspondem. Ninguém sobrevive ao mar da metáfora...